O projeto


Um grupo de amigos, leitores apaixonados, decidiu ler e resenhar obras da literatura brasileira que abordem o período da ditadura militar no Brasil pois acreditam que a literatura é uma forma de refletir sobre a nossa história. O nosso objetivo é estimular a leitura dessas obras (e também de filmes e músicas que marcaram esse período) para propor uma reflexão sobre um período triste de nossa história, mas que não deve ser esquecido. Afinal, conhecer a história pode evitar que erros do passado se repitam.
Sabemos que a literatura não pode mudar o mundo, mas acreditamos no poder da palavra para estimular a reflexão sobre o mundo, sobre o outro, sobre a vida. Esperamos que essas leituras, reunidas aqui nesse projeto coletivo feito por leitores de várias partes do Brasil (e também de Portugal) possam ser úteis, principalmente para as novas gerações que hoje vivem em uma democracia e por vezes não sabem como foi difícil conquistá-la. É importante sabermos o que é uma ditadura, para jamais cometermos o erro de pedirmos o seu retorno. Para que não haja dúvida, o que todos nós do blog Lendo a ditadura queremos dizer é: ditadura nunca mais.

*Como participar do projeto:

*Para enviar sugestões de títulos de livros, filmes e músicas que tratem do tema, deixe um comentário em nossa Planilha.

*Escreveu um texto bacana e quer compartilhá-lo no blog? Escreva para lendoaditadura @ gmail.com.

*No instagram: publique a foto de um livro que você recomenda ler sobre o assunto e use a hashtag #LendoaDitadura

*Curta a página do projeto Lendo a Ditadura no Facebook e ajude a compartilhar as postagens entre os seus amigos

Boa leitura!

7 comentários:

  1. Parabéns, pelo projeto. Esse é um tema que me chama muito a atenção, tenho alguns livros sobre o assunto, que espero serão lidos em um momento próximo. Ano passado eu li Seu Amigo esteve aqui - A história do Desaparecido Político Carlos Alberto Soares de Freitas, Assassinado na Casa da Morte, da jornalista Cristina Chacel, um ótimo livro que traça um panorama bastante duro, mas ao mesmo tempo real de como a ditadura fazia suas vítimas.

    ResponderExcluir
  2. O livro Viagem à Calábria, do Sérgio Capparelli me mostrou como muitos outros iguais a mim passaram sem saber o que estavam passando. E, todas as referências a este período me fazem chorar. Pois aconteceram muitas coisas que não sabíamos. Eu, com 11 anos, cantava o refrão da música do Vandré, pois me era impossível saber o resto da música. E, o medo, esse era terrível. Nossa vida era ruim, mas se a gente pensasse ficaria pior. A vida permeada de medo de ter um posicionamento do mundo é muito ruim de viver.

    ResponderExcluir
  3. Incrível esse projeto. Parabéns pela iniciativa!!!
    Me animei tanto a participar que acabei de comprar algumas coisas sobre o tema.
    Muito obrigada pela inspiração.

    ResponderExcluir

  4. Projeto mais que necessário neste momento.
    Parabéns pessoal, pela iniciativa!
    Estou dentro :)
    http://pontodevistaliterario.blogspot.com.br/2015/08/lendo-ditadura.html

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo projeto! Adorei! Vc já ouviu falar do livro "Volto semana que vem" da Maria Pilla? É um lançamento recente da Cosac. Fiquei curiosa com a sinopse, mas não o li ainda! Boas leituras!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito entusiasmada com a iniciativa de vocês. Sou professora responsável por uma biblioteca pública escolar, e ano passado realizamos um projeto voltado para leituras literárias, filmes e músicas sobre este momento de nossa história. Acho que muita coisa boa surgirá.
    Parabéns pela excelente iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. olá, descobri agora esse projeto e já estou divulgando nas minhas redes sociais e no meu blog, não é um blog famoso mais de pouquinho em pouquinho a gente divulga esse projeto incrível e fazemos com que as pessoas pensem reflitam como foi esse período tão dramático e covarde da nossa história.

    ResponderExcluir

Obrigado por acompanhar o nosso projeto! :)